☺ CAPA • Malala Yousafzai 20 Anos

▒ CIDADE • Manari (PE) 22 Anos

▒ NASCIMENTOS • Henry David Thoreau • George Eastman • Anísio Teixeira • Orígenes Lessa • Pablo Neruda • Almir Guineto • Cláudia Alencar • Eric Carr • Julio César Chávez • Carolina Kasting • Michelle Rodriguez • Topher Grace • Paloma Tocci • James Rodríguez

▒ FALECIMENTOS • Alfred Dreyfus • Júlio de Mesquita Filho • João Saldanha • Paulo Moura

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1900Anísio Teixeira ▒ Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de 1900Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro.[1] Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.

Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova[2], em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.


1817Henry David Thoreau ▒ Henry David Thoreau (Concord, 12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 1862[1]) foi um autor estadunidense, poeta, naturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimento, pesquisador, historiador, filósofo e transcendentalista. Ele é mais conhecido por seu ensaio Desobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.


1854George Eastman ▒ George Eastman (Waterville, Nova Iorque, 12 de julho de 1854 — Rochester, Nova Iorque, 14 de março de 1932) foi um empresário estadunidense, fundador da Kodak e inventor do filme em rolo (filme fotográfico), ajudando a trazer a fotografia para o grande público.

Inventou a Kodak Brownie em 1900, em 1923 a câmera de filme de 16 mm chamada de Cine-Kodak e em 1932 a câmera de filme de 8 mm.[4]


1903Orígenes Lessa ▒ Orígenes Lessa (Lençóis Paulista, 12 de julho de 1903Rio de Janeiro, 13 de julho de 1986) foi um jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta brasileiro, e imortal da Academia Brasileira de Letras.

Em 1929, começou a escrever no Diário da Noite de São Paulo e publicou a primeira coleção de contos, O escritor proibido, calorosamente recebida por Medeiros e Albuquerque, João Ribeiro, Menotti del Picchia e Sud Menucci.


1904Pablo Neruda ▒ Pablo Neruda é o pseudônimo de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto[1] (Parral, 12 de julho de 1904Santiago, 23 de setembro de 1973) foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México. Neruda recebeu o Nobel de Literatura em 1971.


1946Almir Guineto ▒ Almir de Souza Serra (Rio de Janeiro, 12 de julho de 1946 – Rio de Janeiro, 5 de maio de 2017) foi um sambista e compositor brasileiro.

Fundador do Fundo de Quintal, Almir Guineto foi um dos maiores representantes do samba de raiz. Além disso, Almir inovou o samba ao introduzir o banjo adaptado com um braço de cavaquinho.


1950Paul Charles Caravello (Eric Carr) ▒ Eric Carr (Nova Iorque, 12 de julho de 1950Nova Iorque, 24 de novembro de 1991) nome artístico de Paul Charles Caravello, foi um músico de rock americano, famoso pelo seu trabalho como baterista da banda Kiss na década de 1980 após a saída de Peter Criss. Nos palcos, Eric assumia a persona de “The Fox” (A Raposa).

1962Julio César Chávez ▒ Julio César Chávez (Ciudad Obregón, Sonora, 12 de julho de 1962) é um ex-boxeador mexicano. Foi campeão mundial em três diferentes categorias, ficando invicto até 1994, após 90 lutas. É considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos, contando com várias indicações como boxeador do ano pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), outorgada pela prestigiada revista The Ring. Ganhou cinco títulos mundiais em diferentes categorias e tem um cartel de 107 lutas, com 102 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.


1975Carolina Kasting ▒ Carolina Kasting Arruda (Florianópolis, 12 de julho de 1975) é uma atriz brasileira. Estreou na novela Anjo de Mim, como protagonista, e posteriormente, o seriado Malhação, em que fazia uma falsa freira. Em 2015, ela interpretou Rosa Ventana, em Além do Tempo.


1978Michelle Rodriguez ▒ Mayte Michelle Rodriguez (San Antonio, 12 de julho de 1978) é uma atriz norte-americana conhecida pelos filmes The Fast and the Furious (br: Velozes e Furiosos), Fast Six (br: Velozes e Furiosos 6), Resident Evil (br: Resident Evil: O Hóspede Maldito), pela série de televisão Lost, Avatar e S.W.A.T..


1978Topher Grace ▒ Christopher John “Topher” Grace (Nova Iorque, 12 de julho de 1978), é um ator americano, mais conhecido pelo seu papel como Eric Forman em That ’70s Show. Ele teve um papel de destaque no filme Homem-Aranha 3 como Eddie Brock / Venom.


1982Paloma Tocci ▒ Paloma Garrues Soubihe Tocci (São Paulo, 12 de julho de 1982) é uma apresentadora e jornalista brasileira. Entrou para o rodízio de apresentadores do Jornal da Band em 2014 e, no ano seguinte, passou a apresentar o jornal de forma fixa com o jornalista Ricardo Boechat, em substituição à Ticiana Villas Boas, que mudou-se para a emissora SBT.[6][7]


1991James Rodríguez ▒ James David Rodríguez Rubio (Cúcuta, 12 de julho de 1991) é um futebolista colombiano que atua como meia. Foi considerado por muitos o melhor jogador da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, ficando em primeiro no ranking de estatísticas da FIFA. Acabou a competição como artilheiro com 6 gols. É considerado por muitos jornalistas colombianos como o sucessor de Carlos “El Pibe” Valderrama, e agora um dos melhores jogadores jovens do mundo.

1950Cláudia Alencar ▒ Claudia Gomes de Alencar (São Paulo, 12 de julho de 1950[1]) é uma atriz, poetisa, artista plástica e escritora brasileira. Atuou em 32 trabalhos para a televisão e 8 longas metragens.

Em 1988, lançou seu primeiro livro: Maga Neón, pela Massao Ohno Editores.

Bacharel licenciada em teatro pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), passou logo a lecionar artes cênicas, durante cinco anos, para o ensino fundamental, ao médio (Colégio Oswaldo Aranha e Instituto Alberto Conte) e universitário (Faculdade Alcântara Machado).
1968 – Ocorre a ‘Passeata dos Cem Mil’, manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil. Em destaque, Vladimir Palmeira, o líder do movimento.
Em 1971 filiou-se à Aliança Libertadora Nacional (ALN), organização de esquerda, realizando peças teatrais contra a censura e denunciando as torturas feitas no regime militar.
Em 1972, sob o governo do general Emílio Garrastazu Médici, foi presa enquanto lecionava no Colégio Oswaldo Aranha, e permaneceu 20 dias nas mãos da Operação Bandeirantes (OBAN), onde foi torturada com seus colegas de militância.

Ao longo da carreira recebeu seis prêmios por suas atuações na televisão, por exemplo, o Prêmio Qualidade, por sua atuação em Esplendor (2000). No teatro mereceu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Cláudia é mãe de Yann, nascido em 1988, e de Crystal, nascida em 1991.

3 ▒ CAPA do DIA

Malala Yousafzai

20 Anos

Malala Yousafzai (em pachto ملاله یوسفزۍ[2] em urdu: ملالہ یوسف زئی Malālah Yūsafzay; Swat, 12 de julho de 1997) é uma ativista paquistanesa.

Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel.[3]

É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola.

Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional.

A família de Malala gere uma cadeia de escolas na região.

No início de 2009, quando tinha 11-12 anos de idade, Malala escreveu para a BBC um blog sob pseudônimo, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã, as tentativas destes em controlar o vale e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat.

O diretor Davis Guggenheim, Malala Yousafzai e o pai dela.

No verão seguinte, o New York Times publicou um documentário[4] sobre o cotidiano de Malala à medida que o exército paquistanês intervinha na região.

A popularidade de Malala aumentou consideravelmente, dando entrevistas na imprensa e na televisão e sendo nomeada para o prémio internacional da Criança pelo ativista sul-africano Desmond Tutu.

Na tarde de 9 de outubro de 2012, Malala entrou num autocarro escolar na província de Khyber Pakhtunkhwa.

Um homem armado chamou-a pelo nome, apontou-lhe uma pistola e disparou três tiros.

Uma das balas atingiu o lado esquerdo da testa e percorreu o interior da pele, ao longo da face e até ao ombro.[5]

Nos dias que se seguiram ao ataque, Malala manteve-se inconsciente e em estado grave. Quando a sua condição clínica melhorou foi transferida para um hospital em Birmingham na Inglaterra.

Em 12 de outubro, um grupo de 50 clérigos islâmicos paquistaneses emitiu uma fátua contra os homens que a tentaram matar, mas os talibãs reiteraram a sua intenção de matar Malala .

Malala Yousafzai com a refugiada síria Muzoon.

A tentativa de assassinato desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional.Deutsche Welle escreveu em 2013 que Malala se tornou “a mais famosa adolescente em todo o mundo”.[6]

O enviado especial das Nações Unidas para a educação global, Gordon Brown, lançou uma petição da ONU em nome de Malala com o slogan I am Malala (“Eu sou Malala”), exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015, petição que impulsionou a retificação da primeira lei de direito à educação no Paquistão.[7]

Malala Yousafzai na ONU.

Em 29 de abril de 2013, Malala foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Em 12 de julho do mesmo ano, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação.

Malala foi ainda homenageada com o prêmio Sakharov de 2013.

Em fevereiro de 2014, foi nomeada para o World Children’s Prize na Suécia.[8]

Em 10 de outubro, foi anunciada a atribuição do Nobel da Paz a Malala pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação.

Biografia

Nasceu em Mingora, Swat, Jaiber Pastunjuá, Paquistão. Seu pai é Ziauddin Yousafzai e sua mãe é Tor Pekai Yousafzai e tem dois irmãos.

Malala Yousafzai com sua família.

Fala pachto e inglês e é conhecida por seu ativismo em favor dos direitos civis, especialmente os direitos das mulheres do vale do rio Swat, onde o Taliban proibiu a frequência escolar de meninas.

Aos 13 anos, Yousafzai alcançou notoriedade ao escrever um blog para a BBC sob o nome de Gul Makai, explicando sua vida sob o regime do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP) e as tentativas de recuperar o controle do vale após a ocupação militar que obrigou-os a ir para as áreas rurais.

Os taliban forçaram o encerramento de escolas públicas e proibiram a educação de meninas entre 2003 e 2009.[12][13]

Em 9 de outubro de 2012 foi atacada por um miliciano do TTP em Mingora: foi baleada no crânio e teve de ser operada.

O porta-voz do TTP, Ehsanullah Ehsan disse que tentariam um novo ataque.[14]

Duas estudantes ficaram feridas juntamente com Malala enquanto se dirigiam para casa em um ônibus escolar.

Foi levada de helicóptero para um hospital militar. Ao redor da escola onde as meninas agredidas estudam, centenas de pessoas foram protestar para a rua.

A mídia paquistanesa deu ampla cobertura.[15]

Malala Yousafzai sendo recebida pela família Obama, na Casa Branca.

Em 10 de outubro de 2012, o ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik, afirmou que o atirador havia sido identificado.[16]

O ataque foi condenado pela comunidade internacional e Malala Yousafzai foi apoiada por numerosas figuras públicas, como Asif Ali Zardari, Pervez Raja Ashraf, Susan Rice, Desmond Tutu, Ban Ki-moon, Barack Obama, Laura Welch Bush, Selena Gomez e Madonna.

Em 15 de outubro de 2012 foi transferida para o hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, Reino Unido para continuar a recuperação.

Após quase 3 meses de internação, Malala deixou o hospital em 4 de janeiro de 2013.[17]

Em 12 de julho de 2013, Malala comemorou seu aniversário de 16 anos discursando na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, Estados Unidos: […]

“Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução”. […] [18]

Esta foi a sua primeira aparição pública após se recuperar do ataque que sofreu pelas mãos do grupo taliban.[19]

Em 3 de setembro de 2013, Malala inaugurou em Birmingham (Inglaterra) a maior biblioteca pública da Europa. [20]

Em 10 de outubro de 2013 Malala Yousafzai foi galardoada com o Prêmio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu.[21]

A activista paquistanesa foi escolhida por unanimidade pelos líderes dos grupos políticos do Parlamento Europeu, cabendo o anúncio oficial da escolha ao presidente do Parlamento, Martins Schulz.[22]

Prêmio Nobel da Paz

Na manhã de sexta-feira, no dia 10 de outubro de 2014, o comitê do Nobel anunciou oficialmente a entrega do prêmio à Malala “pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”, juntamente com o ativista indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos.

Com isso, Malala é a mais jovem ganhadora de um Nobel na história, posto antes ocupado pelo físico australiano Lawrence Bragg, que ganhou o Nobel de Física em 1915, aos 25 anos.[23]

Malala Yousafzai – 1997 – 20 Anos em 2017 – Acontecimentos do Dia – Foto 15 – Recebendo do primeiro-ministro do Canadá, a cidadania canadense.

Premiações e honrarias

  • Prémio Nacional da Paz da Juventude (2011)
  • Sitara-e-Shujaat, Prêmio coragem civil terceira maior do Paquistão[24]
  • Revista Foreign Policy, top 100 pensador global(2012)[25]
  • Time, lista de pessoas influentes (2012)[26]
  • Madre Teresa Memorial, prêmio para a Justiça Social (2012)[27][nota 1]
  • Prêmio Romano pela Paz e Ação Humanitária (2012)[28]
  • Top Name 2012, Pesquisa Anual da Global English (2013)[29]
  • Prêmio Simone de Beauvoir (2013)[30]
  • Prêmio Fred e Anne Jarvis, da União Nacional de Professores do Reino Unido (2013)[31]
  • Prêmio Anual de Desenvolvimento do Fundo de OPEP para o Desenvolvimento Internacional (OFID) (2013)[32]
  • Prêmio Internacional Catalunya (2013)[33]
  • Prêmio Anna Politkovskaya (2013)
  • Prêmio internacional da Criança (2013)[34]
  • Prémio Sakharov (2013)
  • Prémio Nobel da Paz (2014)

CITAÇÕES

Malala Yousafzai – Mulheres também têm o direito de estudar

“Eles acham que Deus é um pequeno ser conservador que mandaria garotas para o inferno apenas porque vão à escola. Os terroristas estão deturpando o nome do Islã e da sociedade paquistanesa para satisfazer seus próprios interesses.”

“Não odeio o talibã que atirou em mim. Mesmo que eu tivesse uma arma e ele estivesse na minha frente, não atiraria nele.”

“No Paquistão, quando sou proibida de ir a escola, compreendo o quão importante é a educação. A educação é o poder das mulheres”, revelou em entrevista ao programa The Daily Show .

Malala Yousafzai

(em pachto ملاله یوسفزۍ[2] em urdu: ملالہ یوسف زئی Malālah Yūsafzay)

(Swat, 12 de julho de 1997)

20 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS

  • 1641 – Um Tratado de Aliança Defensiva e Ofensiva é firmado entre Portugal e a República Holandesa. O tratado não tem efeito nas colônias portuguesas (Brasil e Angola) sob domínio neerlandês porque ambas as partes não o respeitaram.
  • 1906Alfred Dreyfus recebe o perdão do governo da França. Capitão da artilharia francesa, ele havia sido condenado à prisão perpétua, em 1894, acusado de espionagem a favor da Alemanha. A libertação do oficial, que era de origem judaica, promoveu um grande debate entre a intelectualidade do país.

1962Rolling Stones fazem sua primeira apresentação, no Marquee Club de Londres.



1975 – Independência de São Tomé e Príncipe.


1979 – Independência de Kiribati.


1980Pelé é escolhido como o atleta do século.


5 ▒ FALECIMENTOS

1935Alfred Dreyfus ▒ Alfred Dreyfus (AFI [alfrɛː drify]; Mulhouse, 9 de outubro de 1859Paris, 12 de julho de 1935) foi um capitão do exército francês de origem judaica. Injustamente acusado e condenado por traição – depois anistiado e reabilitado – foi o centro de um famoso episódio conhecido como o caso Dreyfus.


1969Júlio de Mesquita Filho ▒ Julio César Ferreira de Mesquita Filho (São Paulo, 14 de fevereiro de 1892São Paulo, 12 de julho de 1969) foi um jornalista brasileiro, seguiu os passos de seu pai, Júlio de Mesquita, proprietário do jornal O Estado de S. Paulo; Em 1964 apoia o golpe militar que derrubou João Goulart, mas rompe com o “partido fardado” logo após a edição do Ato Institucional nº 2, de 1965.[2] A partir desse momento, Mesquita e seu “Estado” passam a uma crescente oposição ao regime dos generais.

1990João Saldanha ▒ João Alves Jobim Saldanha (Alegrete, 3 de julho de 1917 — Roma, 12 de julho de 1990) foi um jornalista, escritor e treinador de futebol brasileiro. Atuou profissionalmente por alguns anos no Botafogo, mas abandonou a carreira e se graduou em jornalismo, tendo se tornado um dos mais destacados da crônica esportiva brasileira.


2010Paulo Moura ▒ Paulo Moura (São José do Rio Preto, 15 de julho de 1932 — Rio de Janeiro, 12 de julho de 2010) foi um maestro, compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista brasileiro de choro, samba e jazz. Moura era considerado um dos principais nomes da música instrumental do Brasil. Em 2005 fez turnê nacional e internacional do espetáculo Homenagem a Tom Jobim, ao lado de Armandinho, Yamandú Costa e Marcos Suzano.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Dia do Engenheiro Florestal.

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

  • 1945 – Chegam à McDonald Ranch House os componentes da primeira arma nuclear da História.
  • 1997 – Miguel Angel Blanco, vereador da cidade espanhola de Ermua é sequestrado e assassinado pela ETA.
  • 1997 – O professor desempregado Leonardo Teodoro de Castro, principal suspeito pelo atentado a bomba contra o voo TAM 283 é atropelado por um ônibus na avenida Santo Amaro em São Paulo[1].

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

12

Aracatu (BA)

12

Casinhas (PE)

12

Diamante do Sul (PR)

12

Lajedinho (BA)

12

Malhada de Pedras (BA)

12

Manari (PE)

12

Pedrão (BA)

ManariPE

22 Anos

12 de julho de 1995

manari.pe.gov.br

Manari é um município brasileiro do estado de Pernambuco.

Sua população em 2000, segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE, era de 13.028 habitantes.

Localiza-se a uma latitude 08º57’50” sul e a uma longitude 37º37’42” oeste, estando a uma altitude de 570 metros acima do nível do mar.

As principais atividades econômicas são agricultura, pecuária e comércio. Possui uma área de 407 km².

No início dos anos 2000, foi considerado o município mais pobre do Brasil. Ainda é um dos poucos do país a apresentar um baixo Índice de Desenvolvimento Humano.[6]

História

A história da povoação de Manari, se dá com a chegada de dois fazendeiros, Antonio Pereira e Manoel Pereira, de origem Portuguesa, que aportaram na região, após a compra de boa parte de terra que pertenciam a família Aranha, proprietária de extensa faixa de terra no sertão de Pernambuco.

Junto com esses fazendeiros que por aqui se instalaram, vieram alguns escravos, para ajudar na lida e no preparo da terra; dentre estes, nota-se uma cativa de origem indígena, chamada de Mariana.

Foto aérea — Manari (PE) — 22 Anos em 2017.

Certa vez, Mariana e seus dois filhos foram apanhar umbu, lenha e água na lagoa e, defrontaram-se com porcos selvagens, muito abundante na região e eram conhecidos como “queixadas”, e segundo contam os mais velhos, eles foram atacados e devorados.

Missa dos Vaqueiros — Manari (PE) — 22 Anos em 2017.

Após o ocorrido do fato, o lugar antes sem denominação, passou a chamar-se de Mariana, em homenagem à escrava.

Com o passar dos tempos, foram se estabelecendo famílias de outros lugares, e com isso as raças foram se misturando, sobrevivendo da agricultura, como: o milho, o feijão e o algodão, produto com grande aceitação no mercado da época.

Como parte de um fenômeno que era comum à época, a migração de famílias como: Rocha, Queiroz, Anjos, Monteiro, Pires e os Maltas, instalaram-se na região e doaram partes de suas terras para fixação de outras famílias que advinham de localidades distintas e também para a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição na pequena Vila.

O distrito de Mariana foi criado pela lei municipal nº 2, de 10 de Janeiro de 1929, subordinado ao município de Moxotó.[7]

Seu nome foi convertido para Manari pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, segundo costume da época de nomear as localidades brasileiras com nomes indígenas.

O topônimo Manari, do tupi amana-r-i, significa “riacho, água da chuva”, em alusão a um curso de rio que corria nas suas proximidades.

O distrito foi elevado à categoria de município 12 de julho de 1995, segundo os preceitos da Lei estadual complementar nº 15, de 1990, que estabeleceu condições para a emancipação de distritos.

Prefeitura Municipal — Manari (PE) — 22 Anos em 2017.

Indicadores sociais

Não é mais considerado o município brasileiro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tendo ganho 12 posições desde o censo de 2000.

O IDH de Manari é de 0,487, sendo classificado como “muito baixo” pela ONU.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Escrito por Paul Sampaio

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e o criador da REDE SAMPAIO de Sites.

Deixe um comentário